Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Turnera coccinea Arbo EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-12-2013

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): María Mercedes Arbo


Justificativa

Arbustos endêmicos do estado da Bahia (Arbo, 2013), são encontrados nos municípios de Grão-Mogol (Serra da Bocaina) (Arbo, 2006) e Licínio de Almeida (CNCFlora, 2013). A espécie ocorre nos biomas Cerrado e Caatinga (Arbo, com. pess.), em Campos Rupestres, sobre afloramentos rochosos, também em áreas antropizadas, entre 920 (Arbo, 2006; 2013) e 1.150 m de altitude (CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 218 km², AOO de 12 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. Suspeita-se que sofra com o declínio contínuo da EOO, AOO, qualidade do hábitat e de suas subpopulações, em decorrência da atividade mineradora massiva e histórica na sua área de distribuição (Carmo, 2010). Inciativas de controle e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias a fim de evitar que o táxon figure em uma categoria de risco de maior preocupação em um futuro próximo além da elaboração de planos de ação para garantir sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Turnera coccinea Arbo;

Família: Turneraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Arbo, M. M. Turneraceae 2013. In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB240.

- Arbo, M.M. & Giulietti, A.M. 2009. Turneraceae In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P.; Silva, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- Arbo, M. M. 2006. Flora de Grão-Mogol, Minas Gerais: Turneraceae. Bol. Bot. Univ. São Paulo 129 p.

- Carmo, F. F. do. 2010. Importância Ambiental e Estado de Conservação dos Ecossistemas de Cangas no Quadrilátero Ferrífero e Proposta de Áreas-Alvo para a Investigação e Proteção da Biodiversidade em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. Universidade Federal de Minas Gerais.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

Como citar

CNCFlora. Turnera coccinea in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Turnera coccinea>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55